5 dicas ESSENCIAIS para prática de Meditação!

September 12, 2016

 

 Meditar vem do latim mederi, que significa “tratar” ou “curar”. A prática da meditação consiste em focalizar a atenção, e como a própria origem da palavra indica, é uma técnica muito valiosa para a harmonização da mente, e consequentemente, do corpo. Praticar meditação regularmente estimula o relaxamento, melhora a concentração, amplia a consciência e é um importante exercício de autoconhecimento.

 

 A meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física. Para que você possa aproveitar dos benefícios dessa técnica, preparamos 5 dicas que vão lhe ajudar a desenvolver sua habilidade em meditar:

 

 

1) Meditar não significa necessariamente deixar a mente “em branco”.

Uma das maiores dificuldades expostas pelas pessoas consiste no desafio de silenciar a mente. Aqui, é importante lembrar que meditar não significa necessariamente não pensar em nada, mas em focar o pensamento em um aspecto de cada vez. Concentrar no movimento da respiração, numa cor, nas características de um local em que imaginamos estar, em uma parte do corpo, todas essas são formas de meditar em que a mente não se encontra vazia, mas sim focada em um único aspecto. Caso ainda assim haja muita dificuldade em se concentrar no objeto proposto, pode-se optar por deixar os pensamentos livres, organizando-os como se entrassem em fila. Dessa forma, concentro em um por um dos pensamentos que aparecerem, procuro solucioná-los ou trabalha-los de alguma maneira, e apenas após esse exercício concentro minha atenção no segundo pensamento da fila.

 

2) A escolha do local apropriado para meditar é importante, porém não é determinante.

Concordamos que um local calmo, com música suave e à meia luz seja extremamente propício para a prática da meditação, mas quanto tempo do nosso cotidiano realmente conseguimos nos colocar nessa situação? É importante procuramos ultrapassar essa barreira do local ideal, e procurar espaços nas situações cotidianas para meditar. Consigo me concentrar na minha respiração enquanto tomo um banho? Consigo imaginar uma cor que me agrade e relaxar sobre ela por uns instantes no carro ou no ônibus durante meu deslocamento diário. É importante tornar a meditação e o relaxamento um hábito e não apenas um evento.

 

3) Meditar não significa necessariamente ficar parado.

Para pessoas muito ansiosas, ou que possuem dificuldade em ficar parados enquanto meditam, uma boa saída são os exercícios de meditação em movimento. Fechar os olhos enquanto caminho lentamente por um espaço tranquilo e se concentrar em esvaziar a mente, ou caminhar de olhos abertos, lentamente e em silêncio, enquanto conto quantos passos levo para inspirar e expirar são exemplos de meditações que podem ser realizadas em movimento.

 

4) Meditar é um exercício.

Da mesma forma como sentimos dificuldades ou dores nas primeiras vezes que realizamos uma atividade física até que consigamos nos adaptar a ela, a meditação deve ser exercitada até que possa ser executada de forma completa. Aos poucos, vamos aprendendo a silenciar a mente, respirar profundamente e encontrar as respostas que procuramos. Persista!

 

5) Você pode procurar ajuda.

Ainda assim, caso você sinta dificuldade em iniciar a prática meditação sozinho, ou caso queira se aprofundar nesses exercícios, pode procurar espaços e aulas específicas para sua realização. Em Pa-Kua, as modalidades de Sintonia (Yoga) e Cosmodinâmica (Tai-Chi) são dois ótimos exemplos de atividades que vão lhe auxiliar a explorar todos benefícios que a meditação pode oferecer!

 

Com essas dicas, esperamos facilitar seu caminho na prática da meditação de agora em diante! Aproveite!

 

 

 

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